terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alimentação Saudável

A Profa. Francisca Campos desenvolveu uma pesquisa com seus alunos do 2º Ano do Fundamental I, sobre componentes de uma boa alimentação. Todo o trabalho da professora foi baseado no resultado do censo aplicado aos moradores da Vila Naval do Alecrim [sargento e suboficiais] acerca dos seus hábitos alimentares. "Foi uma ótima oportunidade dos pequenos aprenderem sobre alimentação saudável. Esse tipo de estudo ficará marcado para sempre em seus corações. O entusiasmo com que meus alunos abraçaram esse projeto é meu presente de final de ano". Falou a mestre.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Neste sábado tivemos a vacinação de cães e gatos na Escola E. Alte. Newton Braga. O presente vídeo é um registro de parte desta atividade feita em colaboração com a Zoonoses Natal. Desde já agradecemos a todos que participaram desta ação e em especial a Leonardo [Agente de Saúde].


Matrícula - Novos e Antigos Alunos

Novos Alunos:

Solicitação no portal da SEEC / sigeduc 
Período - 02 à 11/01/2013
 Portal - www.sigeduc.rn.gov.br

Antigos ou que já fazem parte da escola
 
Os alunos da Escola E. Alte. Newton Braga de Faria, deverão fazer uma solicitação de matrícula [vaga] no período de 10 à 14 de dezembro na própria escola.
 

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Alimentação Saudável - Projeto Vila Naval do Alecrim

Nossa atleta ouro da paraolimpíadas - 2012 e Douglas ensaiam sua apresentação para a amostra Científica - 2012, da Escola E. Alm. Newton Braga de Farias. Thalita desde criança é portadora de cegueira devido a problemas de saúde. Essa menina é um exemplo de compromisso com os estudos para todos os seus colegas e um motivo de orgulho para seus professores. Oro ao Senhor que possa continuar abençoando essa vida.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Amostra científica - 2012

Hoje foi mais um dia de preparação para a nossa amostra Científica - 2012. De acordo com a  programação a culminância do projeto Vila Naval do Alecrim estava marcado para acontecer no dia 04 de dezembro deste ano, porém essa data foi prorrogada para o dia 06 do mês em curso, devido a problemas estruturais em nossa escola. 

6º ano 1 - Grupo de Letícia Maciel
Graças ao bom Deus, ao incansável apelo da comunidade e ação dos nossos diretores o problema foi resolvido. 

A Secretaria de Educação do Estado mandou uma equipe de técnicos que solucionou o problema da queda de energia que inviabilizava a continuidade do projeto. Agora dentro deste novo contexto, pudemos com mais tranquilidade planejar melhor os próximos passos da Amostra Científica - 2012.

Neste sábado, 01 de dezembro de 2012, como parte de uma ação concreta do projeto teremos a vacinação de cães e gatos de toda Vila Militar [sargento e suboficiais] e circunvizinhanças. Aproveitamos o ensejo para convidar todos os moradores a participarem desta ação. 

A vacinação ocorrerá nos turnos da manhã e tarde, caso haja alguma alteração no horário de atendimento o aviso será dado pela equipe de Zoonoses no sábado pela manhã. Portanto, não perca a oportunidade de cuidar da saúde do seu bichinho de estimação e família. Vacine seu cão e gato contra a raiva animal.

6º 2 - Grupo de Mariana e Pedro

Hoje foi uma manhã de aconselhamento e treinamento dos jovens pesquisadores para o fechamento dos trabalhos. Entramos por assim dizer na reta final do nosso projeto. 

Minhas aulas de hoje foram com os 6º 1, 2 e 3. Nessas três turmas encontrei jovens interessados e empolgados para realizar o seu melhor. No 6º 1, visualizei o trabalho sobre danças regionais do grupo Letícia Maciel. 

Após a sua exposição foram destacados pontos fortes e fracos do grupo, bem como, foi dada a devida orientação de como realçar os pontos positivos. 

Em nosso Censo Cultural foi identificado os lugares de origem dos moradores da Vila Naval. A partir desta informação cada Estado aqui representado passou a ser alvo da pesquisa dos nossos pequenos. Aspectos geográficos, históricos, econômicos e culturais foram objetos do nosso estudo. Os grupos envolvidos na pesquisa estão conhecendo um pouco da cultura brasileira a partir dos Estados de origem dos moradores da Vila. Essa é sem dúvida uma das boas razões da existência deste projeto.

6º 3 - Grupo de Maxwell

O grupo de Gabriel pela mesma razão apresentou um tema esportivo, ou seja, natação. Essa é uma das muitas prática esportivas dos moradores da Vila. No 6º 2, tivemos o trabalho de Mariana e Pedro sobre o Rio de Janeiro e o de Gabriel sobre o Paraná. Já no 6º 3, Ana Clara falou sobre o Espiritismo e Maxwell abordou o tema Igreja Presbiteriana.

Enquanto nas salas de aula ouvíamos as apresentações dos grupos no pátio da escola outros alunos trabalhavam sua maquetes para o grande dia. É o caso do grupo de Beatriz. Esse grupo vem trabalhando o catolicismo, que em nosso censo foi uma das pratica religiosas mais citadas pelos moradores da Vila. Acerca do seu trabalho veja o vídeo abaixo.


Se as turmas do sextos anos vem trabalhando a todo vapor para a culminância do projeto, muito mais os pequenos do fundamental I. Nas fotos abaixo temos diversas produções de texto da professora Rita do 5º ano. Dá gosto de se ver. Sem mais, vamos confiante para o dia 06 de dezembro e nossa Amostra Científica - 2012. A todos um forte abraço.











terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma nota de protesto e um pedido de ajuda

Uma nota de protesto. 

A Escola Estadual Alm. Newton Braga está a mais de uma semana com problemas de curto-circuito na rede elétrica. 

Hoje tivemos na escola a presença do médico veterinário Diógenes Soares do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, RN e não tivemos como levar seu recado a toda comunidade escolar porque a energia vai e retorna várias vezes durante a manhã. Só em uma manhã houve oito quedas de energia. Fico imaginando a turma da tarde que trabalha com uma temperatura nada agradável.

Aqui fica nosso apelo as autoridades competentes. Olhem para o Newton Braga com mais carinho, nossa escola está precisando de uma solução para este problema e creio que já chegou a hora de solucioná-lo. 

Estamos no final do ano, estamos em pleno andamento de um projeto que a todo instante tem que passar por situações como esta que constrange a todos nós. Por favor nos ajude.

Mesa redonda - Cuidados com animais.



Os alunos Vitor N. Freitas, Emily, Miguel, José Vinicius, Vitor Hugo e Emily H. Silva do 4º Ano - Matutino da Profa. Wanda, falaram ao blog Newton Braga o que acabaram de aprender acerca dos cuidados com os animais domésticos e silvestre, fruto da palestra do médico veterinário Diógenes Soares [Centro de Controle de Zoonoses de Natal, RN]. Vejam a entrevista na integra.

Recebemos em nossa escola o senhor Diógenes Soares,  médico veterinário e chefe dos Centro de Controle de Zoonoses de Natal, RN. 

Diógenes falou para uma representação de alunos da nossa escola sobre os cuidados que devemos ter com os animais domésticos e silvestre, bem como conclamou a comunidade da Vila Naval e vizinhanças a participarem da campanha de vacinação de cães e gatos que ocorrerá neste sábado 01 de dezembro, nas dependências da nossa escola.
Os alunos da professora Wanda se mostraram bastante interessados nos informes e se comprometeram a cuidar melhor dos seus animais caseiros.

De forma simples, mas contundente o médico veterinário foi repassando os cuidados básicos no trato com os animais a fim de evitar transmissão de doenças até comuns em comunidades desinformadas acerca dos perigos que este contato pode trazer as pessoas. Vejam parte do seu depoimento.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Projeto vila Naval - Palestra com Zoonoses

Dentro da programação do Projeto Vila Naval do Alecrim, amanhã o pessoal do Zoonoses estarão dando uma palestra sobre animais na Escola Newton Braga de Faria no horário da manhã. No dia 01 de dezembro [sábado] a escola estará recebendo uma equipe para vacinar os animais.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Relatório da prática - Profa. Lúcia Morais


ESCOLA ESTADUAL ALMIRAMNTE NEWTON BRAGA DE FARIA
TURMA: 3º ANO”U”                        ENSINO FUNDAMENTAL I            TURNO: MATUTINO
PROFESSORA: LÚCIA MORAIS


RELATÓRIO DA PRÁTICA



            Aos trinta dias do mês de outubro do ano de dois mil e doze, iniciamos um trabalho pedagógico na turma do 3º ano da supracitada escola, em que o enfoque seria, a mangueira: planta que tinha predominância no espaço onde atualmente está inserida a nossa escola.

         A princípio, foi necessário realizar uma pesquisa sobre o espaço já citado, sobretudo porque o projeto proposto: Vila Naval do Alecrim: espaço de convivência e identidade histórica, é a temática maior para ser desenvolvida de forma interdisciplinar com as turmas do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental, da nossa escola.

         Nesta perspectiva, cada turma ficaria com um enfoque que retratasse uma das partes da temática maior, para que, ao final do trabalho, tenhamos uma culminância que mostre o todo da nossa proposta: contextualização histórica do espaço de convivência da Vila Naval, do qual a nossa escola faz parte.

         O primeiro passo foi fazer um levantamento prévio pela turma, com relação ao espaço onde se encontra a escola. Seguindo, procuramos pessoas que pudessem falar sobre como era o espaço antes e o que mudou nesse período; e depois, realizamos uma pesquisa que contextualizasse de forma histórica o enfoque em questão para, a partir disso, chegarmos a parte da mangueira, enfoque central do trabalho com a turma do 3º ano.

A senhora Maria Salete de Araújo, funcionária da escola, conhecedora daquele espaço, se propôs a fazer uma explanação sobre o assunto, bem como o senhor Erivan Antônio do Nascimento, 2º Sargento da Marinha do Brasil.

Na comunidade, planejamos uma aula, que foi realizada embaixo de uma mangueira, que fica dentro da Vila Naval, onde está localizada a nossa escola. Houve dois momentos: No primeiro, a senhora Salete fez sua explanação e no segundo, foi a vez do senhor Erivan Antônio.

A principio a senhora Salete falou que, antigamente aquele espaço era um sítio que começava na Avenida Coronel Estevam, no Alecrim - Natal-RN, fazendo limite com a Avenida Alexandrino de Alencar no mesmo bairro, tendo como proprietário o senhor Doutor Choque, como era conhecido por todos. Segundo ela, havia naquele sítio uma plantação de mangueiras, e com o tempo foi construído o Conjunto Residencial Almirante Tertius Rebello.

Segundo a senhora Salete o Almirante Tertius Rebello teria sido o primeiro prefeito da cidade de Natal. Diante dessa informação, achamos pertinente fazermos uma pesquisa mais aprofundada a esse respeito.

De acordo com a pesquisa (fonte:jornaldehoje.com.br): o Almirante Tertius Rebello, nasceu em Parnaíba/PI, no dia 17 de julho de 1917; cursou o ginasial em Parnaíba/PI; formou-se Oficial da Marinha na escola Naval no Rio de Janeiro; chegou a posto de vice-almirante; ingressou na escola Naval durante a II Guerra Mundial; foi comandante de um navio caça submarino; foi agraciado com a Medalha dos serviços relevantes. Ele também exerceu vários cargos de alta relevância dentre os quais: adido militar na Embaixada Brasileira em Washington durante o governo do presidente Café Filho; Comandante do CIAT (Centro de Instituições Almirante Tamandaré); Comandante da Base Naval de Natal. Prefeito da cidade do Natal logo após a revolução; Deputado Estadual; Vice Governador do Estado durante o Governo de Cortez Pereira e Presidente da CAERN. Tertius Cesar Pereira Pires de Lima Rebello era casado com Maria do Rosário Barbalho Pires Rebello. Tiveram dois filhos: Anibal José Barbalho Pires Rebello e Rossana Chistine Moura Rebello.

Evidentemente que essa informação foi passada de forma sucinta, e numa linguagem adequada para as crianças do 3º ano. Como se fosse um conto.

Na sequência, o sargento Erivan falou um pouco sobre a Marinha do Brasil, e a sua trajetória para ser hoje, um sargento da Naval. Finalizando, pedimos que cada criança pegasse um caroço de manga.

Ao voltar para sala de aula, fizemos uma recapitulação de tudo que foi observado e falado na aula realizada embaixo da mangueira na Vila Naval. Após, recapitularmos o assunto, entramos na questão da mangueira: a plantação que existia no espaço da escola; fizemos perguntas para sabermos quem gostava da fruta; quais tipos de manga a turma conhecia e fizemos uma lista das mais conhecidas.

Na aula seguinte, trabalhamos um texto informativo abordando o nome popular: mangueira, e o nome científico: Mangifera indica L; Família botânica: Anacardiaceas; origem: Ásia. Também foram abordadas as características da planta, o fruto, o cultivo, as utilidades medicinais e alguns tipos da fruta, como: manga espada; manga rosa; manga Bourbon, manga família; manga favo de mel; manga carlotina e manga coração de boi.

Esta aula chamou muita atenção das crianças. A participação foi muito boa, assim como a realizada embaixo da mangueira. Todos queriam falar, principalmente com relação ao sítio e a Marinha do Brasil. Isso pode ser constatado nos registros que foram feitos através de fotos.

Finalmente, chegou o dia da plantação dos caroços de manga (sementes) que as crianças colheram no espaço onde encontra-se a mangueira. Primeiro levamos as crianças para a quadra da escola, onde nas laterais existem algumas plantas e areia. Depois pegamos baldes, água, saquinhos para fazer a plantação, e foram iniciadas as orientações do processo de como se plantar. Após as orientações duas crianças ficaram responsáveis para ajudar as demais. Enquanto isso, ficamos registrando através de fotos este momento. Salientando que cada criança recebeu um saquinho para realizar sua plantação, e que firmamos o compromisso que, a cada dia, duas crianças seriam responsáveis por regar as mudinhas com o objetivo de distribuirmos essas novas mangueiras na culminância do Projeto, para os visitantes.

Finalizando, ressaltamos aqui a importância de conciliar a teoria com a prática, considerando que as aulas se tornam mais significativas e a aprendizagem acontece com mais rapidez. O tempo passa e não percebemos, ou seja, o aluno e professor interagem mais e melhor. Assim sendo, o professor desempenha o papel de estimulador das competências e organizador das atividades. As crianças são indivíduos capazes de construir, modificar e integrar ideias. Para tanto, precisam ter oportunidade de interagir com outras pessoas, com objetos e situações que exijam envolvimento, dispondo de tempo para pensar e refletir acerca de seus procedimentos. Enfim, sabemos que uma semente foi plantada e esperamos colher bons frutos (aprendizagens).

  

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Produção de textos - Relatórios de aula de campo

Produção de texto - Base Naval


Thalita e Maria Clara são portadora de cegueira, mas isso não impede de produzir seus trabalhos com eficiência  O Newton Braga está se tornando uma escola modelo em Natal no trato com deficientes visuais. Como infra-estrutura já contamos com uma sala de multi-recursos, uma coordenação especializada, o também cego Prof. Lenilson, bem como, o suporte técnico da Secretaria de Educação do RN, além de contar com um quadro de professores dedicados a essa nova realidade acadêmica    


A produção de textos é um dos objetivos do nosso projeto Vila Naval do Alecrim.




Incentivamos nossos alunos a ilustrar seus trabalhos. Essa é uma outra forma de linguagem. O poder de síntese  dos pequenos é muito bom.


terça-feira, 13 de novembro de 2012


Escola Estadual Alm. Newton Braga de Faria
Turma: 6º Ano 1 – Turno: Matutino – Professor Responsável - Jerônimo Viana de M. Alves

Relatório - Aula de Campo

Natal, 30 de outubro de 2012

Saímos da escola Estadual Almirante Newton Braga, às 8h, rumo à Base Naval de Natal. Quando chegamos lá, eu e Arthur Guilherme fomos recebidos pelo cabo Ricardo e o Sub Oficial Dantas que nos conduziu pela Base. Vimos muitos canhões e armas. Depois de um tempo, eles nos levaram para um auditório da Escola de Formação de Soldados onde o sub oficial Dantas nos falou sobre a história dessa escola, além de responder a muitas outras perguntas feitas pelos meus colegas de classe. Ficamos sabendo ainda que existe também uma escola de formação de marinheiros igual em Recife. Uma coisa que me chamou atenção foi quando ele disse que a Escola Militar foi construída durante a IIª Guerra Mundial. Nessa escola a disciplina é muito rigorosa. Existe uma frase no auditório que afirma que o verdadeiro homem é disciplinado por sua própria vontade, pois, “Aquele que necessita de castigo para obedecer tem alma de escravo”. Achei bonita essa mensagem.

Depois disso formamos filas de três para darmos início a visita aos navios. Pelo caminho íamos conhecendo outros departamentos da Base, que é enorme. Tem um cinema (Cinemar) para os marinheiros e um rancho que é igual a um restaurante, onde os marinheiros comem. Passamos por uma praça onde os formandos tiram a foto para ficar de lembrança e daí fomos para o cais.
Os navios são iguais aos carros, só não tem rodas.  Quando eles viajam em alto mar e em noite alta para não bater em outro barco, eles se orientam pelo radar.

Quando entrei no navio o capitão pediu para que ninguém ficasse encostado nas cordas da lateral do barco, porque poderíamos cair e assim iríamos prejudicá-lo e a nós. Ao entrarmos no navio, me deu um frio na barriga porque o mar fica fazendo um monte de ondinhas e o barco fica se movendo, imagine quando ele se move. O cabo disse que o barco navega igual a uma onda. O leme é que dar a direção certa. Eles nos disseram que deixam o navio já pronto porque se tiver alguma emergência é só puxar a ancora e pronto vão embora.

No barco, vi uma metralhadora de guerra e do outro lado, um bote de salva. Fomos convidados a subirmos até a cabine do comandante do barco. É de lá que o capitão controla todo o navio. É de sua cabine que ele ver as baleias, os tubarões, ouve a tripulação fora da cabine por meio do rádio ou de uns tubos engraçados que trazem o som de fora. Existe, nesses barcos, uma escada que vai lá para baixo onde os marinheiros estão a salvo nas navegações difíceis. Se o barco afundar eles saem desse recinto por uma porta de emergência. É pequena demais!

 No navio também existem botes. Tem um que dá para 10 pessoas e que tem uma reserva de comida para uma semana nas águas, caso o navio venha afundar. Esse navio é de patrulha. Ele fica fiscalizando os mares atrás de contrabandistas e pescadores que não têm autorização para pescar. A sua tripulação se veste diferente. A camisa cinza é dos tenentes, branca é do cabo ou marinheiros. Sim, as mulheres não trabalham nos barcos de patrulha.

Terminada a visita, o professor Jerônimo teve que passar um cartão que serve para entrarmos e sairmos da Base.  Todos têm esse cartão. Saímos da Base Naval e fomos de volta à escola.


Escola: Almirante Newton Braga de Faria
Aluno: João Vitor Adriano de Melo Turma: 6º 1
Professor: Jerônimo Viana
Data: 30/10/2012.

Relatório de visita à Base Naval

Quando entramos para observar a base passamos pela escola de formação de recrutas. Vimos onde eles fazem atividades físicas e o comandante nos falou sobre os procedimentos para se tornar um aprendiz. 

Descobrimos que existem três vilas navais, que foram formadas na época da guerra. Também descobrimos que o oficial Dantas serviu em Minas Gerais em um navio. Existem, no total das vilas navais, 443 casas. 
Profa. Cristiane - Thalita e Clara.
Quando nos encaminhávamos ao cais, passamos pela igreja de São Pedro (pescador), por um rancho, pelo cinema. Ao chegarmos ao cais, havia dois barcos: o Guaíba e o Grajaú. E um dos barcos era o primeiro de 8 construídos no Rio Janeiro.

Os navios têm duas partes laterais, as quais se chamam: bombordo e boreste. No barco tem uma cabine de proteção para o caso de uma enchente. Vimos também uma metralhadora em ativa, dentro da cabine de controle. Descobrimos no local como os marinheiros se baseiam em mar aberto. É um sistema de bússola. 

Enfim, o passeio foi muito produtivo.

Relatórios de aula de campo


Escola Estadual Almirante Newton Braga de Faria
Cultura do RN – Relatório
Aluno: Sanderson do Nascimento Medeiros.
Professor: Jerônimo Viana.      Turma: 6° ano 1.
Assunto: Base Naval de Natal.
     
Natal, 30/10/2012. Saí com os meus colegas às 8h15min da escola. Caminhamos para a Base Naval. Chegamos à Base às 8h45min. Fomos recebidos pelo oficial Dantas e pelo cabo Ricardo. Nós fomos à escola dos recrutas, onde eles treinam os alunos. Esse lugar é uma escola de formação.

          A Base Naval foi construída para a segunda guerra mundial. No mesmo tempo que as bases navais foram construídas, também surgiram as vilas navais, entre 1941 – 1942. Quem construiu a Base Naval foi o Almirante Ary Parreiras em 1941 – 1945. A Base Naval possibilitou a vinda de estrangeiros.    

        Os fuzileiros navais e os marinheiros navais são da Marinha. Os fuzileiros navais vão ao navio para combater os inimigos e os marinheiros navais pilotam e dão orientações no navio. Em natal existem três vilas navais, com 9 apartamentos e 480 casas. A intenção da Base Naval antigamente era apoiar os americanos na segunda guerra mundial.

           As mulheres que entram na marinha fazem faculdade, curso médico, enfermagem, etc. O cabo Ricardo é o cabo carpinteiro. O cabo Markson vigia a Base Naval e a capela da Marinha 24 horas. A Base Naval equivale a 427 campos de futebol.
Em seguida fomos ao rancho geral da Base Naval, onde os marinheiros fazem suas refeições.

       Os galpões, na Segunda Guerra Mundial, guardavam os aviões dos americanos. Nós conhecemos um navio militar, chamado navio patrulha Grajaú, ele foi criado na Inglaterra. Sua função é patrulhar a costa do Brasil e é o primeiro da classe Grajaú.  

    Ele tem 20 anos. O navio se divide em duas partes e tem acesso ao compartilhamento, as duas partes são: ré e avante. Vimos uma balsa salva-vidas, para o caso de acontecer alguma coisa no navio. Sempre tem uma pessoa trabalhando, vigiando o navio. O navio se baseia por meio de um GPS, que informa sobre as características de um lugar. Esses navios fazem rota em todo o Nordeste, menos na Bahia. A marinha também forma vários comandantes.
           
           
                

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

COMUNICADO - NEWTON BRAGA

Comunicamos aos senhores pais/responsáveis, para a observar atentamente as seguintes datas:


  • Dia 08.11 - 1ª Provão do 4º Bimestre.
  • Dia 09.11 - Reunião de pais/mestre de 2º ao 5 ano, às 8 horas, para entrega de resultados do 3º bimestre e alguns informes administrativos. Neste dia haverá aula somente para as turmas de 6º ano.
  • Dia 13.11 - Reunião de pais/mestres, às 8 horas, com a turma de 6º ano "1", haverá aula normal para as turmas.
  • Dia 14.11 - Reunião de pais/mestres, às 8 horas, com as turmas de 6º "2" e "3". Haverá aula normal para as turmas.
  • Dia 28.11 - 2º Provão do 4º bimestre.
  • Dia 04.12 - Culminância do Projeto Comunidade Fechada: Vila Naval.
  • Dia[s]: 10 a 14/12/2012. Semana de provas do 4º bimestre.
  • 18 e 19 de dezembro de 2012 - Provas Finais.
  • 21 de dezembro de 2012 - Resultado Final.
Atenciosamente,
DIREÇÃO/ COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Contação de histórias e visita a Base Naval - Fund. I

O vídeo registra duas atividades referente ao projeto Vila Naval do Alecrim. a primeira sob a responsabilidade da Profa. Lúcia Moraes [3ª ano - Fund. I] e Maria Salete e a segunda pelos professores do Fundamental I e coordenações da Escola.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Calendário do 4º Bimestre - 2012


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
4º BIMESTRE – 16/10 a 20/12 (48 dias)

Visita a Base Naval e Navio: 30 e 31/10 às 8h.
Halloween: 1º/11 (Os alunos do 1, 2 e 3 deverão vir no turno Vespertino, neste dia não haverá aula no turno Matutino somente para estas turmas).
Entrega dos canhotos do 3º Bimestre a Coordenação até o dia 1º/11.
1º Provão: 08/11 – Depois do provão será formado o Conselho de Classe para avaliar o andamento do processo ensino-aprendizagem  dos nossos educandos.
2º Provão: 28/11.
Reunião de Pais e Mestres para entrega dos resultados do 3º Bimestre:

  • 2º ao 5º ano (09/11 – 6ª feira)
  • 6º ano “1” (13/11 – 3ª feira)
  • 6º ano “2” e “3” (14/11 – 4º feira)
Reunião de Pais e Mestres para entrega dos resultados do 3º Bimestre: Turno Vespertino.
  • Dia [13/11 – 3ª Feira]              
  • 7º ano 1, 2 e 3.
  • 8º ano 1, 2 e 3.
  • 9º ano 1 e 2.

Feriados:  (02/11); Proclamação da República (15/11); Padroeira (21/11)
Sábados letivos: Comemoração Dia do Professor (20/10); Encontro Pedagógico (24/11); (15/12).
Culminância do Projeto Vila Naval (04/12 – 3ª feira).
Semana de Provas do 4º bimestre: 10 a 14/12.
Os canhotos do 4º Bimestre deverão ser entregues a Coordenação no mesmo dia, após o término de cada Prova.
Provas Finais: 18 e 19/12.
Entrega do Resultado Final será realizada pela Secretaria dia 21/12.
Confraternização Natalina: Dia 22/12 – Sábado.

A coordenação

1º Provão do 4º Bimestre - Newton Braga - Matutino


Escola Estadual Alm. Newton Braga

Natal 01 de outubro de 2012                                                                                                                           Comunicado


No próximo dia 08/11 (quinta-feira) estaremos realizando nosso 1º Provão do 4º Bimestre. Veja na tabela abaixo as turmas e suas respectivas avaliações:


2º E 3º Ano
4º e 5º Ano
6º Ano 1, 2 e 3
Língua Portuguesa
Ciências
Geografia
Língua Portuguesa
História
Ciências
Arte
Língua Portuguesa
História
Inglês
Arte
Geografia

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Vila Naval - Aula passeio - Base Naval de Natal, RN

Os alunos do 6º ano 1, 2 e 3, visitaram essa manhã a Base Naval de Natal, RN, como parte do projeto Vila Naval do Alecrim: espaço de convivência e identidade histórica.
Agradecemos a Marinha do Brasil e em especial ao Suboficial Dantas pela maravilhosa recepção e carinho com que tratou nossas crianças. A programação de visita a Base Naval continuará amanhã com as turmas do Fundamental I.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto Vila Naval 01



Hoje entramos na segunda fase do nosso projeto. Os alunos do 6° ano 2, saíram pelas ruas da Vila Naval [sargentos] do Alecrim com o objetivo de aplicar o censo cultural aos seus moradores.

Nossa saída da escola aconteceu no 5° horário e apesar do sol ninguém reclamou do trabalho, pelo contrário queriam continuar aplicando a pesquisa indefinidamente. 

Nossas colunas neste inicio de projeto foram Sandra Vasconcelos e Conceição. A essas bravas colegas meu muito obrigado, bem como a todos que nos receberam com atenção e zelo pelo trabalho dos pequenos. 

O objetivo do censo e levantar o perfil das famílias que moram na Vila Naval do Alecrim. Aspectos importantes como prática de esportes, alimentação saudável, histórico de saúde familiar, dados culturais e outros foram levantados por nossos alunos. A intenção da equipe de professores que participam deste projeto é contribuir com a comunidade naquilo que a escola pode oferecer quanto instituição prestadora de um serviço educacional. Trabalhamos com formação e informação e é exatamente nesta área que queremos retribuir a Vila sua colaboração com o projeto.
Acreditamos que toda pesquisa tem que ser finalizada com uma ação concreta. É proposta da equipe de professores do Newton Braga [matutino] oferecer aos moradores informes [palestras e ações] sobre: Comida saudável, qualidade de vida, cuidados com animais domésticos e outros, mas como afirmamos no início estamos apenas começando o projeto e cremos em Deus que chegaremos a bom termo em breve. Um abraço a todos.


Semana da Criança

Novas fotos dos trabalhos desenvolvidos na semana da criança em nossa escola.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

A nossa menina ouro



Thalita Vitória participou recentemente das paraolimpíadas - 2012 - São Paulo, onde conquistou três medalhas de ouro [100 metros, salto em distância e pelota]. Nossa menina ouro é deficiente visual desde criança quando por problemas de saúde perdeu sua visão. Essa dificuldade que certamente abete a muitos não destruiu a nossa pequena notável, pelo contrário tem estimulado a novas conquistas. Sua brilhante atuação nas paraolimpíadas é motivo de grande alegria para seu coração e nós outros que fazemos parte da família Newton Braga.